Bom, o principal motivo de ter tantos posts sobre o que eu comi nos últimos dias é o bendito teste de diabetes gestacional.

No auge do meu segundo trimestre, a parteira veio com mil informações sobre o exame que eu faria na visita seguinte. Sendo a principal, prestar atenção na dieta e deixar o carboidrato de lado (o máximo possível), e isso inclui quase todas as frutas, arroz, aveia, pizza e outras guloseimas que aquecem meu estômago e memória afetiva!

Para quem come carne e ovos, parece mais simples. Mas no meu caso que tenho alimentação 100% vegana, virou um desafio interessante. Afinal, boa parte das minhas proteínas também vem de alimentos ricos em carboidratos. E até hoje, na gestação e fora da gestação, nunca me causou problema nenhum.

Eu conversei com algumas amigas que já tiveram filhos para saber como foi fazer esse exame. E ninguém pareceu muito preocupado, assim como eu fiquei. Então tentei relaxar um pouco e parar de pesquisar na internet. Pois é cada absurdo que a gente encontra (espero que esse texto não se enquadre em um desses absurdos!!!)

Em ordem cronológica, 15 dias antes do meu exame, diminui 80% dos carbs, e comprei melancias, supostamente a única fruta que estava liberada para comer.

Não foi tão difícil quanto eu imaginava, tirando a vontade de comer pizza! Não sei por que, afinal nem como pizza com tanta frequência assim. Talvez pelo simples fato de não poder, vem o querer. Mas enfim, também não perdi o sono por isso. Espero que o bebê não nasça com cara de pizza!

Eu escrevi tudo que comi, dia a dia, nos posts que antecedem esse aqui. Então sinta se a vontade para se inspirar. Está tudo em inglês, pois eu tive que escrever tudo isso numa folha de papel, para as parteiras terem ideia do que poderia causar um falso resultado positivo, caso eu tivesse um resultado positivo. Facilitou para mim, não ter que traduzir tudo de português para inglês no final.

No dia do exame, meu horário era as 11h, tinha que tomar uma garrafinha de água cor de laranja mega adoçada 45 min antes da consulta. Muita gente reclamou que passou mal bebendo isso, e que é a pior parte. Realmente é horrível, parece um refrigerante misturado com xarope, sem gás, e muito muito muito doce. Mas ok, no meu caso eu pude tomar café da manhã antes, somente proteína e vegetais, então acho que meu estômago segurou bem o terrível drink.

Esse exame que eu fiz é o mais simples. Acabou depois que tirou amostra de sangue paga enviar no laboratório. Agora estou esperando o resultado, se der negativo è só alegria. Se der positivo, vão agendar para refazer o teste de três fases, onde beberia o drink três vezes e tiraria sangue três vezes, tudo isso em jejum.

Estou tranquila, pensando positivo e assim que tiver o resultado, vou escrever o próximo post.

Update: esqueci de mencionar que assim que terminei o exame era hora do almoço, e fui direto na minha pizzaria favorita! Comi uma pizza inteira! 😂